quarta-feira, março 16, 2011

Entenda o que aconteceu no Japão

Olá, 
hoje teremos uma postagem diferente, que fala sobre o maior terremoto ocorrido na história do Japão, de forma resumida.

No dia 11 de março de 2011 aconteceu no Japão o que alguns já previam há três décadas, só não previam quando e nem que seria 0,5 ponto maior do que o esperado; o que em números parece ser pouco, mas só a energia liberada por esse 0,5 ponto equivale a 58.500 bombas atômicas de Hiroshima. O maior terremoto da história do Japão foi 900 vezes mais intenso do que o que devastou o Haiti, mas deixou um número de mortos incomparavelmente menor. Para se ter uma ideia, sua força foi tamanha que deslocou em 10 cm o eixo da Terra.                                                                                                                             
O mais incrível é que a reconstrução do país já começou. O Japão já tinha uma estrutura, pois lá os terremotos são bem frequentes. “O Japão está sempre à espera de uma tragédia. Equilibrado sobre uma falha geológica que registra a mais intensa atividade vulcânica e a maior freqüência de terremotos do planeta - o chamado Anel de Fogo do Pacífico - o arquipélago há muito se habituou a conviver com as intempéries,” então as pessoas já sabem como agir e não entram em pânico como em outros lugares do mundo. Só não esperavam que pudesse ocorrer um Tsunami com ondas de aproximadamente 10 metros de altura. Tóquio era uma das únicas cidades japonesas que tinha uma certa preparação para enfrentar os Tsunamis.                                                                                    
A causa do Tsunami foi que a 24,4 km abaixo do solo marítimo a Placa do Pacífico chocou-se contra a Placa Norte-Americana, ocasionando uma elevação da água do mar que depois se deslocou lateralmente gerando as ondas gigantes que devastaram algumas cidades da costa oceânica.                                                                                                               
Hoje o maior medo não apenas do Japão, mas do mundo, é que ocorra um acidente nuclear em grande escala, pois vários centros nucleares do país apresentam riscos de vazamento de material radioativo. A usina mais atingida foi a de Fukushima, não muito distante de Tóquio, a capital do país.
Fonte: Revista Veja/ edição 2.208 – ano 44 – nº 11/ 16 de março de 2011
Apesar do Japão ser uma das maiores economias do planeta, um desastre natural desta grandiosidade nos mostra a vulnerabilidade da espécie humana diante das forças da natureza. Neste episódio em especifico, as consequências são agravadas pela interferência do ser humano na busca pela produção de energia, usando fontes de difícil controle e manuseio, como a energia nuclear.
O Japão mesmo com as mais avançadas tecnologias não conseguiu conter essa catástrofe.
Espero que tenha ficado mais fácil de entender.
Bjs Giulia!!


3 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns!Ajudou muito a esclarecer a relação do tsunami com a produção de energia nuclear.Eu não tinha entendido direito mas agora vc esclareceu tudo!VLW MESMO XD

Giulia Mello disse...

Obrigada pelo carinho e pelo comentário, bjss Giulia

Anônimo disse...

Obg , você me ajudou muito ! tava precisando fazer um trabalho pra escola e voce foi minha sauvação !