domingo, abril 17, 2011

Entenda o que aconteceu no Japão (parte dois à pedido de Valeria)

Eu queria começar essa postagem agradecendo a Valeria, bloguete do DE TUDO UM POKO, que me pediu para explicar o funcionamento das usinas nucleares e o que aconteceu em relação aos vazamentos ocorridos.
Bom Valeria, eu estava procurando sobre o funcionamento e encontrei esses dois vídeos, que explicam o que você me perguntou.
Aperte o play para assistir os vídeos.
Parte 1


Parte 2


Agora vou responder a sua outra pergunta que é quais são as consequencias do iodo radioativo para a natureza.

Natureza
Cada parte da natureza e o que pode acontecer:

Plantas
A radiação pode impedir que as sementes germinem.
Mutações genéticas também comprometem a capacidade de sobrevivência das plantas. Foi observado em Chernobyl que vacas que se alimentam do pasto contaminado, passam a radioatividade para o leite e a carne, ou seja, contaminam a carne e o leite também o que acaba contaminando a pessoa que beberá o leite ou comerá a carne, isso acaba se tornando uma bola de neve.

Água
A radiação pode depositar césio no lençol freático e contaminar rios. Peixes e outros animais que vivem da água desses rios também ficarão contaminados.

Animais
A contaminação radioativa pode provocar mutações genéticas e causar câncer. Altos níveis de radiação lesam os vasos sanguíneos e podem provocar paradas cardíacas e aneurismas.

Ar
Por se tratar de átomos pesados, grande parte do material radioativo não fica suspenso no ar. Alguns elementos, porém, continuam na atmosfera por mais tempo. É o caso do iodo radioativo, que pode ser inspirado por animais e seres humanos. Além, dependendo do nível de radiação, o contato com a pele causa queimaduras.

Solo
Apesar de não deixar o solo infértil, a radiação contamina a vegetação. Frutos e grãos nascidos desse solo conterão elementos radioativos e contaminarão animais que se alimentem deles.

Valeria espero que tenha tirado suas dúvidas.
Tenham um ótimo dia.
 Beijos Giulia

Um comentário:

Unknown disse...

Olá, nossa gostei muito do seu blog! também tenho um! da uma passada la e segue que eu sigo de volta. Garanto!
www.entreaspasblog.com
Quando seguir é só deixar um Comentário no meu blog que eu te sigo de Volta ok?
Brigado... Adorei o blog! Parabéns!